Secretaria Paroquial

É a porta de entrada de Paróquia!

O atendimento necessário para atender as suas necessidades e esclarecer as suas dúvidas; desde as tarefas mais simples, como recepção e envio de documentos, às mais complexas, como conhecimentos administrativos.

Agendar batismos, casamentos, informações sobre as atividades da Paróquia em geral, atender aos paroquianos e agendamentos com o Pároco, além do auxiliar às pastorais em suas demandas.

MATRIMÔNIO

Abertura de Processo Matrimonial

Documentos necessários

1. Certidões de Batismo ou Batistérios – extraído para fins matrimoniais na paróquia onde cada um foi batizado, com validade de 6 meses; (indispensável para abertura)

2. Certificado do Encontro de Noivos – sem prazo de validade, a preparação pode ser feita em qualquer paróquia;   www.arquidiocesebh.org.br

3. Fotocópias das Carteiras de Identidade – para coleta de dados;

4. Comprovantes de Residência – pode estar no nome dos pais;

5. Fotocópia da Certidão de Casamento Civil – deve ser entregue até a véspera do casamento religioso.

Informações necessárias durante a entrevista:

1. Profissões dos noivos

2. Os pais dos noivos são vivos ou falecidos?

3. Paróquias dos noivos

4. Os noivos fizeram a 1ª Comunhão?

5. Os noivos foram crismados?

6. Religião dos noivos

7. Data e hora do casamento

8. Igreja em que será celebrado o casamento (nome e endereço)

9. Telefones de contato

Outros Procedimentos

1. Na abertura do processo matrimonial será agendada, em data posterior, uma entrevista dos noivos com o Padre;

2. Acertar o valor do processo na abertura do processo ou no dia da entrevista (R$ 600,00). Tal valor não será devolvido caso haja desistência da celebração do casamento;

3. Marcar proclamas.

OBS: Segundo o decreto 04/2016 publicado pela Arquidiocese, os noivos podem fazer a habilitação do casamento na própria paróquia onde será realizada a cerimônia, sem a necessidade do processo de transferência