Secretaria Paroquial

É a porta de entrada de Paróquia!

O atendimento necessário para atender as suas necessidades e esclarecer as suas dúvidas; desde as tarefas mais simples, como recepção e envio de documentos, às mais complexas, como conhecimentos administrativos.

Agendar batismos, casamentos, informações sobre as atividades da Paróquia em geral, atender aos paroquianos e agendamentos com o Pároco, além do auxiliar às pastorais em suas demandas.


MATRIMÔNIO

Abertura de Processo Matrimonial

 Documentos necessários 

 1. Certidões de Batismo ou Batistérios – extraído para fins matrimoniais na paróquia onde cada um foi batizado, com validade de 6 meses; (indispensável para abertura)

 2. Certificado do Encontro de Noivos – sem prazo de validade, a preparação pode ser feita em qualquer paróquia;   www.arquidiocesebh.org.br

 3. Fotocópias das Carteiras de Identidade – para coleta de dados;

 4. Comprovantes de Residência – pode estar no nome dos pais;

 5. Fotocópia da Certidão de Casamento Civil – deve ser entregue até a véspera do casamento religioso.

 Informações necessárias durante a entrevista:

 1. Profissões dos noivos

 2. Os pais dos noivos são vivos ou falecidos?

 3. Paróquias dos noivos

 4. Os noivos fizeram a 1ª Comunhão?

 5. Os noivos foram crismados?

 6. Religião dos noivos

 7. Data e hora do casamento

 8. Igreja em que será celebrado o casamento (nome e endereço)

 9. Telefones de contato

 Outros Procedimentos

 1. Na abertura do processo matrimonial será agendada, em data posterior, uma entrevista dos noivos com o Padre;

 2. Acertar o valor do processo na abertura do processo ou no dia da entrevista (R$ 600,00). Tal valor não será devolvido caso haja desistência da celebração do casamento;

 3. Marcar proclamas.

OBS: Segundo o decreto 04/2016 publicado pela Arquidiocese, os noivos podem fazer a habilitação do casamento na própria paróquia onde será realizada a cerimônia, sem a necessidade do processo de transferência