Pastoral do Batismo

Como o Filho foi enviado pelo Pai, Ele enviou os apóstolos, dizendo: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo quanto vos mandei, e eis que eu estarei convosco todos os dias até a consumação do mundo” (Mt. 28, 18 – 20).

Este solene mandamento de Cristo, de anunciar a verdade salvadora, os apóstolos receberam, como Igreja, com a ordem de cumpri-lo até os confins da terra. Por isso, devemos fazer como nossas as palavras do apóstolo Paulo: “Ai de mim se eu não evangelizar” (1Cor 9, 16).

No momento do Encontro de Preparação para o Batismo com pais e padrinhos buscamos falar da importância que o Batismo tem em nossa vida de cristãos, uma vez que o ele é a PORTA de entrada para a Igreja, que nos acolhe e quer nos fazer irmãos, pois somos filhos de um único PAI.

A Pastoral busca concretizar a missão que nos foi dada por Jesus, por meio do acolhimento das famílias com uma visita feita pelos servidores da pastoral, no qual fazemos um momento de ação de graças pela vida da criança que será batizada. No encontro levamos os pais a refletirem sobre a importância de preparar a casa para receber um cristão, e também da importância dos pais e padrinhos celebrarem com a criança a data que ela foi batizada, esta data está gravada na lembrança que eles recebem.

Documentos e Procedimentos necessários para o Batismo

– Certidão de nascimento da criança (original e cópia);

– Comprovante de residência de um dos pais (original e cópia);

– Pedido de transferência (caso seja de outra paróquia);

– Preenchimento da ficha de inscrição na secretaria;

– Comprovante da Preparação para o batismo (para pais e padrinhos).

Preparação de batismo para pais e padrinhos (obrigatório)

– É necessário fazer a inscrição antecipadamente na secretaria paroquial, por telefone ou presencialmente;

– Aceita-se comprovante da preparação feita em outras paróquias, desde que assinado pelo pároco, carimbado com o selo da paróquia e esteja dentro do prazo de validade estabelecido.

Maiores informações na secretaria paroquial;